top of page

3 motivos para ler um livro sobre escrita

  • Foto do escritor: Sabrina Neto
    Sabrina Neto
  • 13 de set.
  • 6 min de leitura

Confira três motivos para ler um livro sobre escrita e aprimore o seu trabalho, independentemente da sua área.



kindle sobre a mesa ao lado de uma xícara de café
Livros sobre escrita nos ajudam a refletir sobre o nosso processo criativo


A leitura tem um potencial incrível. Além de potencializar o nosso vocabulário e lapidar o nosso conhecimento sobre um determinado assunto, ela também nos proporciona momentos de descanso e lazer.


Tenho uma memória de infância muito positiva com relação à leitura. Os gibis da Turma da Mônica eram os meus preferidos. Sempre que podiam, meus pais compravam uma daquelas revistinhas da Mônica ou do Cebolinha e eu, ansiosa para ler, as devorava em poucos minutos. Com o passar dos anos fui atraída para outros tipos de leituras até criar o meu próprio acervo (que eu amo!).


Dessa época para cá muita coisa mudou, incluindo o mercado da literatura e, claro, a forma de se consumir conteúdo. Apesar desses avanços, acredito que um fato continua o mesmo: os benefícios que a leitura proporciona para o nosso crescimento pessoal e profissional. 


Todos os livros, independentemente do gênero, têm esse poder incrível. Hoje, quero falar de um em especial e que está na lista dos meus preferidos: os livros  sobre escrita.


Na minha jornada, eles tiveram um papel fundamental e, até hoje, contribuem no meu caminho de evolução dentro do universo das palavras e de conexão com as pessoas. 


Ler um livro sobre escrita me permite expandir os meus horizontes, não apenas na profissão, mas, também, na forma de lidar com o outro. Afinal, livros não se limitam a técnicas para escrever bem. Eles nos possibilitam uma reflexão profunda sobre os nossos processos e como podemos transmutar isso em palavras.  


Por que sair da bolha?

bolhas de sabão voando com a natureza ao fundo
Explorar diferentes temas nos ajuda a sair da nossa bolha e descobrir o novo

Ler sobre um assunto que gostamos é maravilhoso e nos incentiva a manter o  próprio hábito da leitura em busca de outros conteúdos semelhantes. Contudo, sair dessa bolha dos assuntos familiares e explorar diferentes temáticas, também contribui para o nosso autodesenvolvimento.


Ao nos desafiar nesse contexto, conhecemos:


  • Novos autores e conceitos;

  • Novas técnicas de escrita; e

  • Novos caminhos para dar vida aos nossos insights.


No meu caso, que tenho a escrita como hobby e trabalho, me aventuro em outros temas que me ajudam a lapidar o que eu já faço, como, por exemplo, livros sobre autoconhecimento, estudos de arquétipos, livros de fantasia e ficção, dentre outros. 


O mais legal desse explorar é que tudo se torna, de alguma forma, matéria-prima para projetos e práticas pessoais, além de nos ajudar a enxergar os nossos processos sob uma nova perspectiva.


Benefícios dos livros sobre escrita

Engana-se quem pensa que livros sobre escrita devem ser lidos exclusivamente por quem trabalha com produção de conteúdo.


Ah, Sabrina, mas essa não é minha área de atuação e eu não trabalho com produção de conteúdo. Mesmo assim você está dizendo que eu preciso ler esse tipo de livro?


Afirmativo! Reflita junto comigo, se você:


  • usa suas redes sociais no trabalho (e na vida);

  • precisa apresentar projetos em reuniões;

  • ministra palestras, cursos, eventos e afins;

  • escreve e-mails para clientes e fornecedores; e

  • precisa “vender seu peixe” para atrair novos clientes… 


Com certeza, os livros de escrita também são para você.



Pega essa dica

um pedaço de papel amarelo amassado no lugar de uma lâmpada
Livros sobre escrita não se limitam à técnicas sobre como escrever bem


Um ponto muito importante que devemos lembrar quando falamos desse tipo de livro é que:


Livros de escrita não falam somente sobre escrita. 


Muitos deles também compartilham experiências, dicas e insights sobre como lidar com os desafios de colocar as nossas ideias no papel. E esse processo todos nós vivenciamos em algum momento da vida, seja no nosso trabalho ou na nossa rotina em casa, na escola, faculdade ou ainda nas nossas relações.


Pensando nisso, separei três motivos que farão você considerar a ideia de ler um livro sobre escrita. Vamos lá!


  1. Aprender com as experiências dos autores


Longe dos livros mais técnicos e cheios de conceitos, alguns autores gostam de compartilhar as próprias experiências e lições que aprenderam na jornada na vida. 


Seja durante uma viagem, em uma conversa com amigos, numa festa ou no trabalho, ao falar desses momentos, eles revelam os desafios que já vivenciaram e ainda precisam enfrentar para conseguirem colocar as ideias no papel, dar vida aos próprios projetos e seguirem em frente.


Ao mostrarem essa vulnerabilidade por meio das palavras, eles motivam os leitores a não desanimarem diante das dificuldades do processo e a terem coragem para superar cada desafio.


  1. Aumentar a sua conexão com as pessoas


Pessoas se conectam com pessoas, isso é algo que acredito e aplico em meus projetos pessoais e profissionais. 


Os livros sobre escrita também nos permitem entender como escrever melhor e com mais clareza para nos conectarmos com o nosso público. 


Pense comigo: como você se sente ao receber um e-mail bem escrito e com todas as informações organizadas, transmitindo exatamente o objetivo do assunto e qual ação será necessária


Eu, por exemplo, me sinto aliviada, porque, a partir daquele contato, consigo seguir para a próxima etapa, seja ela marcar uma reunião, entregar um projeto ou ainda fechar uma parceria de negócio. 


Agora, imagine receber uma mensagem mal escrita e com ideias confusas? Além de gerar dúvidas, perdemos tempo tentando entender o que aquela pessoa está querendo dizer.


Os livros sobre escrita, além de ajudar na organização das ideias, contribuem para direcionar melhor essa comunicação, deixando-a mais poderosa e assertiva.


  1. Escrever com mais clareza e dinamismo


O terceiro ponto é muito semelhante ao segundo. Contudo, aqui podemos usar o recurso dos livros mais técnicos.


Esse tipo de leitura pode ser um aliado importante para aprimorar nossas habilidades de escrita. Assim como falamos no tópico anterior, a organização das ideias é fundamental para conseguirmos criar conteúdos que transmitam a mensagem alinhada com os nossos objetivos.


No mercado, existem muitos livros que trabalham técnicas de escrita que você pode usar no seu texto para atrair, engajar, reter e converter a sua audiência. Além disso, muitos deles também trazem dicas sobre como lapidar o seu texto conforme a plataforma que você vai utilizar. Outros ainda trazem diversas opções de exercícios para ajudar você a colocar em prática essas técnicas dentro da sua rotina. 


Em resumo, vale a pena conferir esses títulos, até mesmo para quem já trabalha com produção de conteúdo. Serve como uma atualização e até um lembrete das técnicas que existem e que ainda não utilizamos ou não aplicamos com tanta frequência nos nossos textos.



Beleza, Sabrina. Agora que você compartilhou os motivos, por onde eu começo?


Calma. Para ajudar você nessa missão possível, separei algumas sugestões de títulos que eu já li e recomendo muito.




Esse aqui é fantástico. Além de trazer uma autobiografia do Stephan King, escritor premiado e conhecido em todo o mundo, o Sobre a Escrita compartilha algumas experiências do autor, memórias do próprio processo criativo e algumas ferramentas usadas na criação dos seus personagens e tramas. 


O Sobre a Escrita traz relatos únicos de King e que inspiram o leitor a mostrar quem ele é de verdade. É um ótimo livro para se inspirar nas dicas e usar na criação de um bom storytelling para vender o seu produto ou serviço. 




O Caminho do Artista, escrito por Julia Cameron, é um verdadeiro despertar para quem deseja enfrentar os próprios medos, crenças e inseguranças na hora de expressar qualquer tipo de arte. 


Além de técnicas e insights que incentivam a importância da prática e persistência no caminho do processo criativo, o livro também traz diversos exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar nesse despertar da própria criatividade e, também, para se livrar dos bloqueios criativos. É um livro transformador no sentido de nos ajudar a acolher as nossas próprias sombras enquanto aceitamos os desafios de uma jornada de evolução.



Não poderia deixar de fora o Pense Escrita, meu primeiro livro sobre o processo criativo de escrita. 


Nele, eu compartilho algumas experiências de vida e de profissão que me ajudaram a lapidar a minha relação com a escrita de uma forma muito mais autêntica. 


Os insights que trago no Pense Escrita não são relacionados à regras gramaticais, mas estão conectados ao autoconhecimento e a busca sobre como você, independentemente da sua área de atuação, pode potencializar práticas que ajudam a fomentar o seu lado mais criativo, de mais conexão com você e com as pessoas ao seu redor. Posso dizer que esse livro transformou o meu processo criativo de escrita e, quem sabe, pode ajudar a transformar o seu também. 


***


Agora me diz, você curte livros sobre escrita? Já leu algum? Deixe nos comentários quais foram as suas leituras com foco em escrita e como elas contribuíram para o seu crescimento pessoal e profissional.


Até o próximo conteúdo.


Comentários


bottom of page