Sentimentos: use no seu texto e faça os leitores se importarem com a sua ideia
- Sabrina Neto

- 8 de out.
- 4 min de leitura
Saiba como explorar o princípio-chave sentimentos na sua escrita e chame a atenção da sua audiência.

Sabe aquela história de que com a mesma força que você reprime seus sentimentos eles tendem a sair? Pois é. Pela primeira vez na vida escrevi um texto movida pela raiva e levei um susto com o resultado desse conteúdo depois de publicado.
Essa experiência foi em 2023, quando voltava para casa depois de uma jornada estressante no trabalho. Naquele dia, uma pessoa que ocupava uma posição de liderança na empresa havia me pedido para escrever um conteúdo para ela. Até aí ok, mas ela incrementou o pedido dizendo que eu não precisava demorar mais do que cinco minutos nessa tarefa. 👀
Pronto. A informação final foi o suficiente para me levar a sentir algo que, até então, ainda não havia sentido em um contexto de escrita: revolta e muita, mas muita raiva.
Escrevi o texto, compartilhei com quem havia solicitado e passei o restante do dia com aquele sentimento me corroendo por dentro. Quanto mais eu tentava reprimi-lo, mais forte, pesado e difícil de guardar ele ficava.
Finalmente, na volta para casa, minha dor chegou ao ápice. Precisava colocar esse incômodo pra fora, mas…
eu não podia gritar, porque estava em um ônibus lotado de pessoas;
eu não queria chorar, porque a pessoa que havia solicitado o texto não merecia o meu choro;
eu não tinha com quem dividir no trabalho, porque todos que eu confiava haviam sido demitidos.
Só me restou uma coisa a ser feita naquele momento: peguei meu celular e escrevi tudo.
Minhas mãos tremiam.
Minha respiração estava ofegante.
Meu coração palpitava.
Mesmo assim segui em frente, na tentativa de digitar na mesma rapidez e intensidade do meu fluxo de pensamentos.
A dor, a cura, a dúvida e o porquê.
Depois que escrevi tudo, de expurgar aquele sentimento, olhei por alguns minutos através da janela do ônibus. Sentia-me aliviada, como se fosse uma paciente que acabara de receber medicação na veia após uma crise aguda de dor.
Concluí o texto e o organizei para a publicação. Contudo, a dúvida surgiu: será que eu deveria mesmo publicá-lo? Afinal, era uma resposta direta, mesmo que sem citar nomes. Por outro lado, não queria que essa mensagem se perdesse nas anotações infinitas do meu celular. No fim, decidi pela publicação e confesso que não coloquei muita expectativa nesse conteúdo.
Dias depois de publicá-lo no Medium, plataforma que eu usava na época para divulgar meus textos, me surpreendi com o resultado: as pessoas haviam gostado do que eu tinha escrito. De alguma forma consegui chamar a atenção da minha audiência e, até hoje, dentre os conteúdos que publiquei naquela plataforma, é um dos meus textos mais curtidos.
Mas como, nós, seres humanos curiosos, estamos sempre em busca de entender o que acontece ao nosso redor, não demorou muito para surgir mais um questionamento na minha cabeça: por quê?
Por que esse texto havia chamado mais atenção do que outros?
Encontrei a resposta com a ajuda do livro Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não, dos autores Chip Heath e Dan Heath.
De forma muito didática e com diferentes exemplos, os autores mostram como construir um texto coeso, com intensidade, fluidez e que seja capaz de conquistar o interesse e a atenção do público usando alguns princípios-chave na forma de transmitir a mensagem.
Foi aí que a minha ficha caiu. Dos seis princípios citados no livro, consegui me conectar com as pessoas usando um deles: o princípio dos sentimentos.
Faça as pessoas se importarem com a sua ideia
Conectar as pessoas por meio dos sentimentos é muito poderoso. É fazer com que elas se importem com a essência da mensagem, levando-as a sentirem algo e chamando a atenção delas.
Pense comigo: quantos anúncios e reportagens já te chamaram a atenção por conta de um personagem envolvente ou ainda uma história de superação? O marketing das empresas adora usar as emoções para conectar com a audiência, chamar a atenção e influenciar as pessoas sobre um determinado produto ou serviço.
Trabalhar os sentimentos no conteúdo pode ser um caminho muito interessante para transmitir a mensagem de forma mais autêntica. Um exercício que gosto muito de fazer ao final de cada texto que escrevo é me perguntar:
O que esse texto me transmite?
O que eu aprendi com esse conteúdo?
O que eu estou sentindo agora?
Houve alguma conexão com a mensagem?
Então a orientação dos autores Chip e Dan para a pergunta “como fazer com que as pessoas se importem com nossas ideias?” é levá-las a sentir algo.
Para fechar a nossa reflexão, convido você a conferir na íntegra o texto “Pegue essa Visão” publicado em 2023 na minha página do Medium e que citei lá no início do nosso bate-papo.

Até o próximo conteúdo😊







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