Aprenda a usar marca-página autoadesivo e otimize sua leitura
- Sabrina Neto

- 18 de ago. de 2025
- 4 min de leitura
Descubra como aprimorar a sua técnica de leitura usando marca-página autoadesivo e impulsione o seu aprendizado.

Se tem uma coisa que eu amo é marca-páginas. Na minha adolescência, eu tinha uma coleção deles, de vários tamanhos, formatos e cores. Alguns eu mesma fazia. Até marcador com ímã eu já usei, pra você ter ideia.
Infelizmente, a grande maioria desses marca-páginas eu perdi durante as minhas viagens e mudanças de cidade realizadas nos últimos 20 anos. No entanto, mesmo depois de tanto tempo, ainda tenho o hábito de comprar marcadores de páginas, porém com uma diferença: saí das versões de papel e adotei os marca-páginas autoadesivo😍.
A virada de chave
Usar marca-página ou não é algo muito pessoal. Tem gente que curte e tem gente que prefere comprar e-books e destacar as frases de forma digital (e, claro, está tudo bem). Porém, não posso negar, esse processo manual tem o seu encanto.
Desde que eu aprendi a usar o marca-página autoadesivo, notei um avanço significativo no meu processo de aprendizagem durante uma leitura. No começo eu usava de forma bem aleatória, simplesmente destacava o marcador e colocava nos trechos que mais chamavam a minha atenção. Aos poucos, entendendo as minhas necessidades como leitora e, também, como produtora de conteúdo, desenvolvi — se é que posso definir assim — um método particular para usar o marca-página autoadesivo que funciona dentro do meu processo de leitura.
Essa prática me ajudou e continua contribuindo na minha rotina de muitas formas, por exemplo:
sinalizar os insights dos trechos que eu mais gostei;
fazer uma leitura mais dinâmica quando quero retomar algum capítulo;
identificar mais rapidamente os trechos que posso usar como referência nas minhas produções de conteúdo;
evitar fazer anotações no canto das páginas dos livros que tem uma pegada mais de colecionador (por exemplo, as obras impressas pela Darkside🤩).
O tal “método” que falei para uma leitura mais funcional
Repito, não sei se posso chamar esse processo de método, está mais para uma forma que encontrei de deixar a minha leitura mais funcional. De qualquer forma, é bem simples e fácil de praticar.
Num geral eu divido esse processo em dois momentos:
Pré-leitura; e
Leitura.
Pré-leitura
Esse é o momento para escolher as cores que te acompanharão durante toda a jornada de leitura. Como um bloquinho de marca-página autoadesivo possui poucas folhas de uma única cor, sempre reservo de duas a três cores que combinam* com o livro para fazer as minhas marcações.
*Importante: não necessariamente as cores precisam combinar com o livro. Eu faço isso por uma questão de gosto pessoal. Você pode seguir com as cores que quiser. Contudo, definir cores específicas nessa etapa pode ajudar você no próximo momento: a leitura.
A leitura
Escolhida as cores (combinando ou não com o livro, fica a seu critério) é hora de definir quais cores você reservará para posicionar na parte de cima e na lateral do livro.
No meu processo de leitura, por exemplo, eu uso essas duas bases para sinalizar os trechos que gosto de uma forma mais ordenada. Explico.

Parte lateral da página: eu reservo para a marcação de trechos e parágrafos que me chamam atenção durante a leitura. Aqui, o marca-página autoadesivo me ajuda a lembrar os pontos cuja frase me fez refletir ou ainda os trechos que eu posso usar como insights e referências nas minhas produções de conteúdo.

Parte superior da página: a ideia aqui também é marcar os insights que me chamaram atenção no livro. Contudo, a marcação se refere a algo mais amplo dentro daquele contexto. Por exemplo, existem livros que considero toda a página relevante. Nesses casos, não vou marcar todos os parágrafos na lateral. Coloco o marca-página autoadesivo apenas na parte superior, porque entendo que, aquela página, me traz uma reflexão ou conhecimento mais amplo sobre o tema que estou lendo.
O marca-página autoadesivo pode ir além dos livros

O recurso do marca-página autoadesivo é incrível não apenas para usar em livros, mas, também, nos cadernos.
Eu tenho o hábito de escrever páginas matinais. É um exercício que me ajuda a praticar minha escrita livre e tirar da minha cabeça ideias e projetos que tenho vontade de colocar em prática.
Quando, dentro dessa rotina de escrita, surge alguma ideia com potencial para se tornar um projeto (seja ele livro, artigo, legenda etc.), eu marco o lado superior da página com um desses marcadores. De tempos em tempos, eu revisito esses cadernos e as páginas que sinalizei para resgatar algumas dessas ideias. É uma ótima forma de não se perder em meio aos próprios insights.
O que importa é seguir o seu fluxo
Assim como em todos os conteúdos que publico aqui no site, o importante é encontrar a forma que funciona no seu processo criativo de escrita e leitura. Lembre-se: não existem regras no processo criativo de escrita ou leitura. O mais legal é testar alguns caminhos para identificar as formas que dão certo dentro do seu fluxo.
Agora me diz…
Você também tem o costume de usar marca-página autoadesivo em seus livros e cadernos?
Deixa aqui nos comentários. Vou amar saber!
Até o próximo conteúdo.👋🏽







Comentários