top of page

Top 8 playlists pra inspirar a escrever

  • Foto do escritor: Sabrina Neto
    Sabrina Neto
  • 1 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de mai.

Confira algumas dicas de playlists que são ótimas para quem curte escrever ouvindo música.



Mulher sentada no sofá com fones de ouvido laranja, segurando uma caderno e uma caneta, em frente a um computador
A música pode ativar o seu potencial de escrita

Se você é do time que não abre mão de colocar uma playlist inspiradora na hora de produzir os seus conteúdos, vem comigo que esse texto é para você.🎧


Música é algo muito particular, eu sei. Tem para todos os gostos, estilos e momentos. Cada um tem a sua trilha favorita e está tudo bem, vida que segue. Mas, recentemente, descobri algumas playlists bem legais, que tem me ajudado muito durante o meu processo criativo de escrita, e logo me surgiu o insight: por que não compartilhar essas playlists lá no Medium?


Música e escrita

A música está presente em diferentes momentos da minha rotina. Na escrita, por exemplo, elas dão ritmo às minhas:


  • Páginas matinais;

  • Histórias de ficção;

  • Produções de conteúdo para os clientes que atendo.


Maaaaas nem sempre foi assim…


Tudo junto e misturado

Cresci numa casa onde se ouvia música gospel, jazz, R&B, rock, pop, hip hop, MPB, funk melody, soul, axé, pagode… era tudo junto e misturado. Nas viagens de carro que fazia com os meus pais e irmã, lembro de ficar, no mínimo, três horas ouvindo a coleção de CDs da minha mãe. De qual cantor? Roberto Carlos. Pois é.


A infância passou e, na adolescência, conheci outros estilos musicais. Alguns misturando metal, rap e música eletrônica, outros metal sinfônico e até ópera. Achava legal, diferente, expressivo. Curti por um tempo e, assim como aquela época da minha vida, alguns desses ritmos também passou.


Pulando uns bons anos, já na vida adulta, outras trilhas me chamaram atenção e foi moldando o meu estilo. Contudo, juntar escrita e música não era tão simples para mim.


Sempre que escolhia uma playlist, eu me distraía do meu objetivo: escrever o conteúdo. Logo, com a atenção dividida, ficava inquieta. No fim, desligava o som. Porém tudo mudou quando eu descobri a música instrumental. Parece até besteira, mas é verdade.


Não sei dizer se existe uma categoria para esse estilo, mas eu amo escutar esse tipo de música. Se for inspirado em trilhas de filmes, melhor ainda. Acho uma conexão tão profunda que, dependendo da música e, claro, do tipo de conteúdo que eu esteja desenvolvendo, imagino os personagens e histórias que posso criar a partir daquele som. É uma experiência fantástica!


Imagem com caderno aberto com um lápis em cima e, ao redor, elementos que lembram a praia e uma vela acesa
Crie uma playlist que inspire você a colocar as suas ideias no papel
Playlists para ativar a sua escrita

Repito! Sei que cada um tem o seu gosto musical. E está tudo certo. Mas, mesmo assim, listei abaixo uma seleção especial de playlists (instrumental e não instrumental), que sempre me inspiram a escrever conteúdos. Quem sabe uma dessas opções também pode ajudar você a ativar o seu potencial de escrita?

Fica a dica!😏


— — — — — — — -


Existence — Audiomachine


Phenomena — Audiomachine


Chronicles — Audiomachine


Colony — Audiomachine


Departure — August Wilhelmsson


Black Swan — Clint Mansell


This is Enya — Enya


Our Place in the World — Gavin Luke


— — — — — — — — —

Agora me diz, você também tem o hábito de ouvir música enquanto produz conteúdo?

Qual estilo, geralmente, você gosta de ouvir nesses momentos?


Compartilha aqui nos comentários.


PS.: Para escrever esse conteúdo, ouvi o álbum Existence, da Audiomachine, empresa norte-americana que produz trilhas para a indústria de filmes e trailers de propaganda.


Até o próximo conteúdo!🎶



*Este artigo é uma publicação original da minha página do Medium

bottom of page